Quem é Angela Davis? Conheça essa história! - Blog Portal Pós (2024)

Quem é Angela Davis? Conheça essa história! - Blog Portal Pós (1)

Considerada uma das maiores vozes do feminismo negro, Angela Yvonne Davis cresceu em um cenário marcado por lutas políticas e grandes conflitos raciais. Angela nasceu em 26 de janeiro de 1944 na cidade de Birmingham, no estado do Alabama, um dos locais com mais entraves segregacionistas dos Estados Unidos. Desde nova, viu as ações da organização Ku Klux Klan acontecerem.

Birmingham sofreu com diversos ataques. Em 15 de setembro de 1963, o grupo explodiu uma bomba em uma igreja batista da cidade, que resultou na morte de quatro meninas. Esse episódio marcou a história do país, que lutava contra leis segregacionistas. Angela Davis viu o racismo muito presente e, desde cedo, construiu uma trajetória marcada pela luta em prol dos direitos civis dos negros, especialmente pelos direitos das mulheres.

A história de Angela Davis

Quem é Angela Davis? Conheça essa história! - Blog Portal Pós (3)

Sua atuação militante começou aos 14 anos, quando ganhou uma bolsa para estudar em um colégio no bairro de Greenwich Village em Nova Iorque e, assim, estabeleceu o primeiro contato com as teses do marxismo e comunismo, filiando-se mais tarde ao Partido Comunista e a movimentos sociais como o Panteras Negras, que surgiu na década de 1960, e Black Power.

Na época, em especial na região Sul dos Estados Unidos, as pessoas negras não tinham direitos civis em diversos locais. É o caso, por exemplo, de negros não poderem se matrícular em determinadas universidades e escolas e até mesmo entrar em estabelecimentos, como restaurantes. Foi então que começaram a realizar protestos contra o racismo e, com muita luta, foram em busca dos seus direitos.

O Partido das Panteras Negras foi fundado especificamente em 1966, em Oakland, na Califórnia, por dois estudantes universitários, Huey Newton e Bobby Seale, que batalhavam em uma luta antirracista. Angela participou do movimento, mas em uma frente mais pacífica. Os Panteras Negras chegaram ao fim em 1982.

Quando tinha 19 anos, em 1963, começou a estudar filosofia na Universidade de Brandeis, em Massachusetts. Ela teve como professor o filósofo alemão Herbert Marcuse, que pertenceu à Escola de Frankfurt. Foi nessa época, inclusive, que a grande luta dela começou. É a partir da história contada no início do texto: a explosão da igreja em sua cidade de nascimento. As vítimas eram conhecidas de Angela Davis.

Com seu envolvimento nos movimentos das Panteras Negras e com o Partido Comunista, em 1969, ela, que era professora na Universidade da Califórnia, foi demitida. Em sua trajetória, realizou pesquisas na Alemanha e atuou ativamente nos movimentos negros e feministas, como o Comitê Estudantil de Coordenação Não Violenta (Student Nonviolent Coordinating Committee – SNCC).

Angela Davis entrou para a lista do FBI

Quem é Angela Davis? Conheça essa história! - Blog Portal Pós (4)

Sua fama mundial foi desencadeada quando virou protagonista de um dos casos jurídicos mais famosos dos Estados Unidos. Militando em prol dos acusados em um julgamento criminal, Angela acompanhava a sessão quando o irmão de um dos réus, em posse de arma de fogo, rendeu todos os presentes na tentativa de ajudar em uma fuga. Com a chegada da polícia, um tiroteio foi iniciado resultando na morte dos acusados e do juiz.

Encerradas as investigações sobre o caso, a polícia identificou que a arma utilizada no crime estava em nome de Angela e sua prisão foi decretada. Mesmo afirmando ser inocente, foi acusada por conspiração e envolvimento no tiroteio, sendo perseguida por dois anos e tornando-se a terceira mulher a entrar para a lista dos mais procurados do FBI. Passados dois meses, ela se rendeu e acabou sendo condenada em 1971. Diante do ocorrido, sua imagem ficou mundialmente famosa com o início do movimento “Libertem Angela Davis”.

O movimento teve uma repercussão histórica na sociedade norte-americana e artistas como os Rolling Stones e John Lennon escreveram músicas em homenagem à Davis e oposição à sua prisão. Após 18 meses, o júri chegou ao veredito de que o fato das armas estarem supostamente no nome de Angela não seria suficiente para condená-la aos crimes que lhe foram imputados, o que fez com que ela finalmente fosse solta e inocentada de todas as acusações.

A mobilização social gerada pelo caso, somada à sua história de luta pelo feminismo e igualdade racial, contribuíram para que Angela compartilhasse seus ideais a partir da publicação de diversos livros, sendo considerada uma das vozes mais influentes sobre o tema. Sua obra mais importante, Mulheres, Raça e Classe, foi publicada na década de 1980 e considerada um marco na doutrina sobre o feminismo negro. No Brasil, o livro só foi publicado em 2016.

Mulher, negra, feminista e comunista

Quem é Angela Davis? Conheça essa história! - Blog Portal Pós (5)

Angela é professora emérita do departamento de estudos feministas da Universidade da Califórnia, filósofa e ativista, dando palestras pelo mundo todo. Militante contra a discriminação racial, ela luta pelo equilíbrio entre raças, gêneros e classes. Ainda hoje, se envolve em lutas políticas e sociais.

Nesse desdobramento, Angela ainda defende o fim do atual sistema carcerário. Sob sua perspectiva abolicionista, os presídios representam o reflexo das políticas racistas, o que não contribui para a diminuição de crimes. Em sua passagem pelo Brasil para palestrar em universidades e participar da conferência sobre o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, Davis afirmou que a escravidão não foi completamente abolida e que as prisões ainda remetem ao modelo de escravidão.

Seu discurso progressista, voltado para a discriminação da mulher negra e como a supremacia branca ainda reflete problemas raciais na contemporaneidade, demonstra claramente o quanto seus ideais se aplicam aos dias de hoje. Mulher, negra, feminista e comunista, Angela Davis é um dos grandes nomes do ativismo negro e sua resistência serve de lição para nos lembrar que a luta contra a discriminação social é diária e políticas racistas e sexistas não devem ser toleradas.

Agora, aproveite para conferir mais conteúdos do blog e veja uma lista com 5 escritoras negras que você precisa conhecer.

Quem é Angela Davis? Conheça essa história! - Blog Portal Pós (2024)

FAQs

O que a Angela Davis fez de importante na história? ›

Davis cresceu na cidade de Birmingham, onde vigoravam leis de segregação racial que diminuíam direitos da população negra. A ativista assumiu papel importante na luta revolucionária negra e hoje é autora de livros como Mulheres, Raça e Classe; Uma Autobiografia; A Democracia da Abolição; e O Sentido da Liberdade.

Como está Angela Davis atualmente? ›

Hoje em dia, aos 80 anos, além do seu ativismo político, Angela Davis também é conhecida por seu trabalho acadêmico como professora de Estudos Feministas e Estudos Afro-Americanos na Universidade da Califórnia. Angela também é autora de vários livros que abordam questões de raça, classe, gênero e justiça.

O que é Angela Davis defendia? ›

Angela Davis defende feminismo abolicionista e que justiça não seja vingança.

Qual era o objetivo de Angela Davis? ›

Referência mundial, Angela Davis é uma grande ativista pelos direitos dos negros e das mulheres. Sendo natural do Alabama, nos Estados Unidos, Angela Davis conviveu desde cedo com preconceitos raciais em um dos estados mais racistas do sul do país.

O que foram os Panteras Negras? ›

Os Panteras Negras foram um grupo político surgido em Oakland, na Califórnia, que advogava a emancipação e o direito de autodefesa dos negros nos Estados Unidos. Esse grupo surgiu no contexto do movimento pelos direitos civis dessa parcela da sociedade norte-americana, sendo muito perseguido pelo governo daquele país.

Quem são os pais de Angela Davis? ›

Filha mais velha de Sally e Frank Davis, Angela Davis cresceu em uma família politicamente ativa durante o período de vigência das leis de segregação Jim Crow.

Qual o papel de Angela Davis na Black Panther Party? ›

Angela Davis é ativista política de longa trajetória, ou seja, desde os anos 1970, quando se apresentou ao mundo como comunista e dirigente do grupo radical Panteras Negras (Black Panther Party).

Qual a onda feminista que podemos identificar a luta de Angela Davis? ›

No livro “Mulheres, Raça e Classe” de Angela Davis, ela relata várias diferenças na busca de direitos e igualdade da mulher branca e da mulher negra. Um exemplo foi no movimento sufragista, no qual as mulheres negras não eram consideradas qualificadas para o movimento, eram invisíveis na busca por direitos.

Quais são as principais teses de Angela Davis? ›

Trata desde lutas anticapitalistas, de racismo e violência de Estado, feminismo e abolicionismo prisional e ativismos políticos de toda ordem.

Qual frase foi dita por Angela Davis que ganhou força com o Dia da Consciência Negra? ›

“Numa sociedade racista, não basta não ser racista. É necessário ser antirracista”. A conhecida frase da filósofa Ângela Davis é incisiva e provoca reflexão sobre o combate ao racismo estrutural no Brasil, um debate que ganha força com o Dia da Consciência Negra.

Como a teoria feminista influenciou o trabalho de Angela Davis? ›

O trabalho de Davis nos inspira a recontar a história da luta das mulheres, a partir de um olhar que inclua o exame das contradições dos contextos políticos, as estratégias perseguidas pelas mulheres organizadas e de modo interseccional, compreendendo historicamente como gênero, raça e classe foram se configurando para ...

Quais as contribuições de Angela Davis para a sociedade? ›

Angela Davis é umas das mais importantes feministas contemporâneas. Sua potente história de luta política encarnou uma geração de reivindicações por humanidade, igualdade e liberdade não só para o povo negro, mas para todas as parcelas oprimidas da sociedade.

Que influência Angela Davis tem no Brasil e no mundo? ›

Estão dentre as principais contribuições: 1) a reelaboração da história dos movimentos feministas estadunidenses, indicando uma longa genealogia de contribuições políticas e intelectuais de mulheres negras; 2) a afirmação da importância das conexões entre movimentos sociais, da atenção às questões de gênero nos ...

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Dean Jakubowski Ret

Last Updated:

Views: 5539

Rating: 5 / 5 (70 voted)

Reviews: 93% of readers found this page helpful

Author information

Name: Dean Jakubowski Ret

Birthday: 1996-05-10

Address: Apt. 425 4346 Santiago Islands, Shariside, AK 38830-1874

Phone: +96313309894162

Job: Legacy Sales Designer

Hobby: Baseball, Wood carving, Candle making, Jigsaw puzzles, Lacemaking, Parkour, Drawing

Introduction: My name is Dean Jakubowski Ret, I am a enthusiastic, friendly, homely, handsome, zealous, brainy, elegant person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.