TikTok Business: O Que é, Como Usar e Vale a Pena? - Serasa Experian (2024)

O TikTok é uma das redes sociais que mais cresce no Brasil e no mundo. Atualmente, o Brasil concentra a segunda maior audiência do mundo, só ficando atrás da China – país de origem do app. Isso significa que o TikTok tem o potencial de se tornar uma super ferramenta para o seu negócio. É aí que surge o TikTok Business, uma plataforma criada pela rede social para que você gerencie o seu negócio digital lá dentro mesmo.

Por essa plataforma, você consegue gerenciar contas de anúncios, campanhas, dados, acessos e permissões. Inclusive, é possível usar algumas ferramentas mais avançadas para administrar e controlar todas as funções do TikTok quando o assunto é criação e gestão de campanhas de anúncios.

Para saber tudo sobre ela, é só continuar a sua leitura!

Neste conteúdo você vai ver

  • O que é TikTok for Business?
  • Vantagens do TikTok Business para empresas
  • Tipos de anúncios do TikTok Business
  • Como criar conta no TikTok for Business?
    • Passo a passo para se cadastrar:
  • TikTok Ads Manager x TikTok Business: existe diferença?
    • TikTok Business:
    • TikTok Ads Manager:
  • Qual valor mínimo de investimento?
  • Audiência do TikTok para o seu negócio
  • Conheça o Audiências Digitais da Serasa Experian
  • Conclusão

O que é TikTok for Business?

TikTok for Business, ou TikTok Business, é o espaço virtual criado pela rede social para que você consiga, em um só lugar, administrar seus anúncios no TikTok.

A ideia é oferecer um ambiente simplificado e intuitivo para todas as empresas que desejam ampliar sua base de alcance nessa rede social. Com essa estratégia, milhares de empresas estão construindo suas presenças digitais de forma ainda mais marcante – principalmente considerando o alcance da plataforma.

É que, para você ter uma ideia, o TikTok tem uma média de 1 bilhão de usuários ativos no mês. Basicamente 1 a cada 4 pessoas que usam a Internet estão nessa plataforma.

E isso, por si só, já se mostra como uma grande vantagem. Só que não para por aí: a rede social também pensou em alguns mecanismos muito inteligentes e eficientes para aumentar os resultados de quem está investindo dinheiro lá dentro.

Vantagens do TikTok Business para empresas

O mundo viveu, nos últimos anos, um crescimento expressivo no uso de smartphones. Em um planeta com 7 bilhões de pessoas, estima-se que existam 5 bilhões de números de telefones ativos.

Claro, é preciso considerar pessoas que possuem dois ou até três aparelhos por causa de trabalho – e, mesmo assim, o número ainda é expressivo.

Isso significa que há um mundo de oportunidades nas palmas das mãos de milhares de pessoas.

E é com esse contexto que milhares de empresas passaram a usar o TikTok como ferramenta de alavancagem para os negócios.

Algumas das vantagens que essas empresas encontraram foram:

  • Novas descobertas

A democratização do acesso aos meios digitais foi fundamental para mudar a forma como as pessoas consomem produtos e serviços. Com o TikTok, essas empresas encontraram novas culturas e novos perfis que, até então, não eram comercialmente explorados.

Literalmente um novo mundo de possibilidades!

  • Tendências

As pessoas consomem tendências. Ainda que não sejam as mais antenadas, de uma forma ou de outra, elas são impactadas pelas mudanças da moda. E, no TikTok, é possível dar uma resposta rápida ao público, engajando com bom humor ou apenas com um excelente timing.

  • Recursos exclusivos

Para atrair e conquistar as empresas, uma preocupação da rede social foi oferecer algumas possibilidades exclusivas para quem é profissional. Lá dentro é possível ter três tipos de contas: corporativa, criador de conteúdo ou pessoal.

Essas funcionalidades incluem: análise geral do perfil, melhor desempenho e alcance para o conteúdo e também análise detalhada da audiência – como gênero, nacionalidade e outras métricas.

  • Insights

Ainda dentro dessa lógica dos dados, no TikTok também é possível obter insights das ações realizadas. Essa é uma excelente forma de avaliar se uma campanha deu ou não deu certo.

Esses insights ajudam a entender o comportamento da audiência, o engajamento que ela tem com a sua marca e também a efetividade dos conteúdos, assim como um panorama geral de performance das campanhas.

  • Músicas do momento

Se você usa o perfil pessoal, toda a biblioteca de canções está disponível gratuitamente para você – quem paga o artista é o próprio TikTok.

Já se você utiliza a rede social para alavancar suas vendas e não quer incluir o investimento em músicas no seu orçamento, você tem uma opção. O TikTok oferece uma playlist repleta de músicas isentas de pagamento de royalties. Essas músicas estão na Biblioteca de Música Comercial e é bem fácil de localizá-la no seu perfil de negócios.

Tipos de anúncios do TikTok Business

O TikTok disponibiliza alguns tipos de anúncios para quem está investindo na plataforma como estratégia de ferramenta de marketing. E conhecer cada modalidade é super importante para que você defina a estratégia certa na hora de usá-los. Listamos os quatro principais para te ajudar nessa escolha:

  • Brand Takeover

Considere que, apenas no Brasil, existem mais de 70 milhões de usuários no TikTok. Para aproveitar toda essa atenção, a rede social oferece um serviço de anúncio exclusivo.

Um que exibe, logo de cara para esses usuários, a marca patrocinadora. Ocupando toda a tela, a audiência escolhida para aumentar o potencial de impacto é recebida na rede social, uma vez ao dia, com esse anúncio. Seja em formato de GIF, vídeo ou até imagem, o anunciante define a forma como irá apresentar o seu link para o público-alvo.

  • In-Feed

Assim como o Brand Takeover, o usuário é impactado pelo anúncio logo nos primeiros momentos da sua interação com a plataforma. Contudo, aqui o vídeo é exibido na quarta posição no Feed – logo após os três primeiros conteúdos orgânicos.

  • TopView Ads

Esse tipo de anúncio é exibido após os três primeiros segundos do usuário no Feed, como um ícone no canto superior da tela. Ele não cobre toda a imagem, mas também não é fácil de ser ignorado.

Uma modalidade que aceita até 60 segundos de vídeo, no modo tela cheia, com reprodução automática e também com som.

  • Hashtag Challenges

A Hashtag Challenge é uma excelente opção para engajar seu público em alguma campanha específica. Na prática, a marca “reserva” uma hashtag para ser usada com exclusividade.

O resultado é divertido e empolgante, já que a audiência ama encarar novas trends e participar de desafios. O público grava o próprio conteúdo, utiliza a Hashtag e desafia novas pessoas a fazerem o mesmo.

Como criar conta no TikTok for Business?

Agora que você já viu quais são as vantagens e quais são os tipos de anúncios que podem ser feitos no TikTok, é a hora de saber como iniciar nesse novo mundo. E a primeira etapa é criar a sua conta no TikTok for Business de forma muito simples:

Opção 01: criando a sua conta

Se você ainda não possui uma conta na plataforma, basta clicar aqui e fazer o seu cadastro. Você precisará de um e-mail e uma senha que tenha entre 6 e 20 caracteres, os quais devem conter pelo menos uma letra, número e caractere especial.

Você também pode acessar a partir de uma conta já existente na rede social ou, ainda, criar um novo perfil.

Opção 02: utilizando um perfil pessoal

Para quem já é usuário da plataforma, mas ainda não possui conta de criador de conteúdo ou corporativa, é preciso fazer esse ajuste.

No canto inferior da tela, procure a aba “Eu”. Nela, você irá clicar nos três pontinhos que aparecem no canto superior direito. Clique em “Gerenciar conta” e, na aba seguinte, clique em “Trocar para a Conta Pro”.

A última etapa é selecionar o tipo de perfil que deseja: Criador ou Corporativo, finalizando o ajuste com as informações que o TikTok irá pedir.

Passo a passo para se cadastrar:

Se você faz parte do grupo de pessoas que precisa criar uma conta na plataforma, organizamos um passo a passo para que você não fique perdido:

Passo 01: acesse o site e clique em “criar”;

Passo 02: use a sua conta do TikTok para entrar ou escolha um e-mail ou telefone para vincular à conta. Depois preencha os campos com as suas informações;

Passo 03: você verá uma janelinha para verificar a autenticidade da sua ação, basta realizar a verificação solicitada;

Passo 04: verifique o seu e-mail ou telefone para consultar o código de verificação enviado para você. Basta inseri-lo ao final da página e concordar com as políticas de uso do TikTok;

Passo 05: finalize a sua inscrição em “inscrever-se” ou “sign up”.

TikTok Ads Manager x TikTok Business: existe diferença?

O TikTok Business é a ferramenta mais robusta do que o TikTok Ads Manager, inclusive sendo possível centralizar mais de uma conta para o mesmo gerenciamento. Portanto, para quem utiliza a rede social como agência de marketing, por exemplo, o TikTok Business é a escolha certa.

Por outro lado, o TikTok Ads Manager oferece algumas funções mais básicas, ideais para quem está começando a investir na plataforma.

Para você entender as diferentes funcionalidades de cada uma:

TikTok Business:

  • gerenciar contas de anúncios.
  • controlar acessos de usuários e parceiros;
  • configurar a conta do negócio;
  • ver atividades de login;
  • gerenciar audiências;

TikTok Ads Manager:

  • visualizar o valor gasto nos anúncios;
  • acessar informações do público;
  • criar relatórios;
  • acompanhar os dados de performance;

Qual valor mínimo de investimento?

Se você está avaliando utilizar o TikTok Business como parte da estratégia de marketing da sua empresa, esse é um assunto muito importante.

Para você que já utilizou outras ferramentas de anúncio, como a do Facebook/Meta, a lógica para o TikTok não é diferente.

Após definir o seu objetivo e a sua audiência desejada, você precisa informar à plataforma qual será o valor a ser investido.

O TikTok funciona com valores mínimos que podem ser utilizados de formas diferentes, dependendo da sua estratégia e do seu objetivo.

Assim sendo, se você pretende ter retorno no curto prazo, é possível concentrar o investimento em menos dias de campanha. Isso irá aumentar a intensidade com que sua audiência é impactada pelos anúncios. Essa é a modalidade acelerada.

Por outro lado, se você pretende uma abordagem mais sutil e quer fazer o valor investido render por mais tempo, você pode rodar os anúncios na velocidade padrão. Desse jeito, os seus anúncios irão rodar por mais tempo e em menor frequência.

Agora que você já sabe mais ou menos como funciona, podemos falar sobre os dois serviços oferecidos pelo TikTok.

O primeiro deles é voltado para campanhas. Nele, o orçamento mínimo é de U$50,00 – que podem ser distribuídos por dia ou ao longo de um período de tempo. Para esse pacote de serviços, o TikTok permite anúncios de 5 segundos a 1 minuto.

O segundo é com os grupos de anúncios, que possuem um preço mais em conta: U$20,00 por dia ou no total. Você pode criar grupos de anúncios para comparar, por exemplo, a performance entre eles. Essa é uma forma de definir quais merecem maior investimento e quais devem ser retirados do ar.

Audiência do TikTok para o seu negócio

Será que a sua audiência está no TikTok? Bom, com tantos milhões de usuários no mundo todo, é possível encontrar uma boa audiência para a maioria dos negócios. Sobretudo para os negócios digitais.

É que, com tantas pessoas online em um só lugar, a rede social se transforma em uma rua extremamente movimentada na qual você pode montar a sua vitrine.

Obviamente existem exceções, mas elas, aqui, servem apenas para reforçar a regra. O público está no TikTok, você só precisa alinhar suas estratégias e comunicações para aproveitá-lo ao máximo.

Por exemplo, digamos que você venda um tipo de produto para o qual a maioria das pessoas é idosa. Com uma comunicação divertida e leve, você provavelmente conseguirá impactar os filhos ou até mesmo os netos dessas pessoas nas redes sociais.

Talvez esse não seja o seu público direto, mas é a essas pessoas que o seu público-alvo irá recorrer quando precisar encontrar um produto ou serviço na internet.

Tudo depende da forma como você trabalha! É por isso que esse é um ótimo caminho para você aumentar os seus resultados através de uma segmentação exclusiva e pensada para o seu negócio. As possibilidades são inúmeras.

Conheça o Audiências Digitais da Serasa Experian

Aqui na Serasa Experian, oferecemos uma solução personalizada às empresas que querem alcançar seu público-alvo de modo mais assertivo e rentável também: o Audiências Digitais.

Ele garante tudo aquilo que é essencial para estratégias inteligentes. Com sua base de dados comportamentais, financeiros, demográficos, e mais, as campanhas de anúncios se tornam mais precisas, fazendo com que o cliente ideal seja impactado na hora e no momento certo.

É possível realizar onboardings específicos para a sua própria base, trabalhando em sinergia com a sua lista de prospecção! E, com isso, as chances de aumentar a performance dos seus resultados tendem a crescer exponencialmente.

Conclusão

O TikTok é a rede social da juventude, mas cada vez mais tem sido usada por todos os públicos. E o TikTok Business é a forma correta de empresários de sucesso acessarem esse público através de campanhas de marketing bem direcionadas.

Dentro dessa plataforma descomplicada e intuitiva, você consegue atingir o público-alvo da sua empresa com diferentes formatos de campanha.

Com uma inovadora Inteligência Artificial, você garante a assertividade que precisa para falar com seus potenciais clientes e aumentar sua conversão em vendas.

Com uma comunicação mais precisa é capaz de entreter e reter melhor a sua audiência.

A única coisa que você precisa é conhecer a fundo essas pessoas, entender seus hábitos de vida e de consumo.

É com isso que a Serasa Experian quer te ajudar.

Comece explorando o Audiências Digitais, uma solução pensada para oferecer dados valiosíssimos sobre os seus clientes e potenciais clientes.

Trabalhe com informações personalizadas, de acordo com o que você e o seu time precisam para fazer campanhas bem direcionadas.

Quando você sabe com quem está falando e como deve falar com essas pessoas, os seus resultados são ainda mais impactantes!

Agora você só precisa avaliar os planos e metas da sua empresa para o próximo ano e para os cinco anos seguintes antes de definir como irá explorar todo esse potencial para o seu negócio.

TikTok Business: O Que é, Como Usar e Vale a Pena? - Serasa Experian (2024)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Merrill Bechtelar CPA

Last Updated:

Views: 6341

Rating: 5 / 5 (50 voted)

Reviews: 89% of readers found this page helpful

Author information

Name: Merrill Bechtelar CPA

Birthday: 1996-05-19

Address: Apt. 114 873 White Lodge, Libbyfurt, CA 93006

Phone: +5983010455207

Job: Legacy Representative

Hobby: Blacksmithing, Urban exploration, Sudoku, Slacklining, Creative writing, Community, Letterboxing

Introduction: My name is Merrill Bechtelar CPA, I am a clean, agreeable, glorious, magnificent, witty, enchanting, comfortable person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.